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 Descrição do Assunto

Procedimento pelo qual se requer a redução de 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano para aposentados, pensionistas ou deficientes físicos conforme disposto no artigo 38 da Lei Complementar Municipal n° 185/2023.

 Passo a Passo

Descrição

1– O contribuite realiza o protocolo administrativo para redução do IPTU junto ao Posto de Atendimento ao Contribuinte ou através de ambiente eletrônico disponibilizado a este fim, apresentando/enviando a documentação necessária. 

2– A documentação é analisada.

  1. Atendida as exigências legais, o pedido é encaminhado à visita “in loco”. Comprovado o uso do imóvel e a residência do requerente o processo é deferido e encaminhado para cadastro do benefício.
  2. Caso contrário, o contribuinte é notificado a apresentar documentação complementar, esclarecimentos ou ainda, informado acerca da impossibilidade de atendimento ao requerido. Se não atendida a apresentação de documentos ou esclarecimentos dentro do prazo concedido, a solicitação é indeferida.  

3– O contribuinte é notificado acerca da decisão; 

4- A decisão é encaminhada à publicação através do Boletim Oficial. 

5– O processo é concluído e encaminhado ao arquivo.

 Documentos

  Documento Apresentação Nº de Vias
1 Requerimento
Requerimento Original
Original 1
2 Procuração
Pode ser substituído por Cópia simples, caso seja apresentado original no ato do protocolo. Observações: a Procuração poderá ser pública ou particular. Em caso de procuração particular é indispensável o reconhecimento da firma do outorgante.
Cópia Autenticada 1
3 RG ou CNH
Cópia simples, caso seja apresentado original no ato do protocolo. Observações: O requerente deverá apresentar RG ou CNH com a informação do CPF incluída nos documentos, em caso de ausência será necessário apresentar cópia do CPF. * Nos casos de representação por procurador, deverá ser juntado cópia do documento pessoal do representante legal. * Nos casos de solicitação de benefício tributário, onde houver mais de uma beneficiado pela solicitação, como por exemplo, solicitação de benefícios de redução, isenção ou imunidade de tributos, deverá ser apresentado o documento de todas as partes, inclusive nos casos que se tratarem de requerimentos realizados por pessoas jurídicas, nos quais será necessário a juntada da cópia dos documentos de todos os sócios.
Cópia Autenticada 1
4 Comprovação de Responsabilidade Sobre o Imóvel.
Cópia simples com a apresentação do original do ato do protocolo do documento de propriedade, compromisso de compra e venda, ou de posse do imóvel. Aceitos: Instrumento Particular entre Terceiros; Instrumento Particular de Alienação Fiduciária; Escritura Pública; Matricula. Observações: Em caso de Instrumento Particular entre Terceiros, o mesmo deverá conter obrigatoriamente o reconhecimento das firmas dos transmitentes e adquirentes. Local de Obtenção: Particular ou no Cartório de Registro de Imóveis
Cópia Simples (xerox) 1
5 Espelho do IPTU
Pode ser substituído por Certidão negativa e ficha cadastral.
Cópia Simples (xerox) 1
6 Extrato Atualizado do Benefício Previdenciário
Extrato do benefício previdenciário, informando valor, data e os dados do beneficiado.
Cópia Simples (xerox) 1
7 Declaração do Imposto de Renda
Declaração do Imposto de Renda do último exercício. Observação: Deverão ser apresentadas mais de uma declaração quando o benefício requerido contemplar mais de um contribuinte.
Cópia Simples (xerox) 1
8 Declaração de Residência
Original 1
9 Formal de Partilha
Cópia Simples (xerox) 1
10 Certidão de Óbito
Cópia Simples (xerox) 1
11 Laudo Médico
Laudo Médico contendo a CID da deficiência.
Original 1

 Formulários e Anexos

Formulário
Requerimento Para Solicitação de Redução de IPTU  Visualizar / Baixar este formulário
Declaração de Isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)  Visualizar / Baixar este formulário
Declaração de Residência  Visualizar / Baixar este formulário

 Custos

Valores
R$ 44,35
Taxa de Protocolo (9,58 UFIBs)

 Prazos

Descrição
30 (trinta) dias úteis - A depender da documentação apresentada e das visitas ao local do imóvel.

 Legislações

Descrição
Lei Complementar 185/2023 - Código Tributário Municipal - https://www.bertioga.sp.gov.br/wp/wp-content/uploads/2023/10/LEI-COMPLEMENTAR-N.-185-DE-11-DE-OUTUBRO-DE-2023.pdf
Legislação que trata do código tributário municipal.

 Endereços

Onde Protocolizar
Endereço
1 Poupatempo
Endereço: Avenida Avenida 19 de Maio, 684 - Albatróz, Bertioga - SP, Brasil

 Sites Relacionados

Descrição
Prefeitura do Município de Bertioga - https://www.bertioga.sp.gov.br/
Prefeitura do Município de Bertioga
 Visitar Site

 Canais de Atendimento

Nome
1 SETOR DE RECEITAS IMOBILIÁRIAS - SERI
Endereço: Rua Rua Luiz Pereira de Campos, 901 - Centro, Bertioga - SP, Brasil
 13 33198000