Utilize o campo abaixo para fazer sua pesquisa

O que está procurando?


Resultados da Pesquisa
# Nome Descrição Unidade Responsável
1 CERTIDÃO DE CADASTRO IMOBILIÁRIO

Requisição de Certidão que ateste a existência do imóvel no Cadastro Imobiliário com seus respectivos dados de identificação e tributação.

DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
2 CERTIDÃO DE CADASTRO DE IMÓVEIS CONFRONTANTES

Requisição de Certidão, em atendimento à Despacho Judicial, onde são informados dados acerca de cadastros imobiliários confrontantes a determinado imóvel.

DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
3 CERTIDÃO DE NÃO INCIDÊNCIA DE IPTU

Emissão de Certidão informando a não incidência de tributação de IPTU no imóvel.

DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
4 CERTIDÃO – DE QUITAÇÃO DE ITBI Solicitação de certidão que ateste o recolhimento do ITBI, bem como a natureza da transação e a data de quitação do referido imposto. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
5 CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS IMOBILIÁRIOS

Emissão de Certidão Negativa de Débitos Imobiliários (certidão que informe a inexistência de débitos vinculados ao imóvel).

DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
6 CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS IMOBILIÁRIOS PARA A ORIGEM E NEGATIVA PARA A UNIDADE Solicitação de certidão que informa a existência de débitos para o lançamento original, mas a inexistência para a unidade derivada. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
7 CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS IMOBILIÁRIOS

Emissão de Certidão Positiva de Débitos Imobiliários (certidão que ateste a existência de débitos vinculados ao imóvel).

DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
8 CERTIDÃO POSITIVA COM EFEITO NEGATIVO DE DÉBITOS IMOBILIÁRIOS

Emissão de Certidão Positiva com Efeito Negativa de Débitos Imobiliários, que demonstra existência de parcelamento de débitos com pagamentos em dia. 

DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
9 CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS IMOBILIÁRIOS

Emissão de Certidão Positiva de Débitos Imobiliários (certidão que ateste a existência de débitos de IPTU vinculados ao cadastro imobiliário).

DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
10 ALTERAÇÃO/INCLUSÃO DE COMPROMISSÁRIO OU POSSUIDOR NO CADASTRO IMOBILIÁRIO

Processo Administrativo para análise de alteração ou inclusão de compromissário ou possuidor, com ou sem alteração de endereço de correspondência em cadastro imobiliário.

DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
11 CADASTRO DE UNIDADE IMOBILIÁRIA PARA TRIBUTAÇÃO DE IPTU

Processo Administrativo para criação de cadastro no Sistema Imobiliário e reconhecimento da tributação de IPTU.

DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
12 DESMEMBRAMENTO TRIBUTÁRIO

Requerimento de Desmembramento Tributário de IPTU, mediante apresentação, obrigatória, de Certidões de Matrículas individualizadas.

DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
13 ISENÇÃO DE IPTU Solicitação de isenção de IPTU para entidades religiosas, associações beneficentes, governos estrangeiros ou associações esportivas sem fins lucrativos conforme art.21 do Código Tributário e art. 150, inciso VI da Constituição Federal. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
14 REDUÇÃO DE IPTU Procedimento pelo qual se requer a redução de 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano para aposentados, pensionistas ou deficientes físicos conforme disposto no artigo 38 da Lei Complementar Municipal n° 185/2023. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
15 RESTITUIÇÃO POR PAGAMENTO A MAIOR Solicitação de restituição de IPTU por pagamento a maior e/ou em duplicidade. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
16 REVISÃO DE VALORES DE IMPOSTO TERRITORIAL URBANO Revisão de valor de IPTU por retificação de área, revisão de valor de m² de terreno, revisão de padrão de acabamento construtivo, ou qualquer outra justificativa DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
17 CÁLCULO COMPLEMENTAR Solicitação de lançamento de ITBI complementar. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
18 NÃO INCIDÊNCIA DE ITBI (ART. 156 DA C.F.) Procedimento pelo qual se requer o reconhecimento da não incidência de ITBI, com base no §2º, art. 156 da Constituição Federal. Quem tem direito? Pessoas jurídicas que atendam o previsto na legislação em razão de transmissão de bens ou direitos sobre imóveis decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
19 REDUÇÃO DE ALÍQUOTA DE ITBI Procedimento pelo qual se requer a redução da alíquota do ITBI para primeira aquisição de imóveis residenciais e financiados nos termos do art. 103 do Código Tributário Municipal. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
20 2ª VIA DE CARTA DE HABITAÇÃO E/OU LICENÇA DE OCUPAÇÃO Procedimento pelo qual se requer segunda via de documento que autoriza a habitação e/ou ocupação de um imóvel. Oficializa a legalidade de uma edificação. SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
21 PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA CUMPRIR INTIMAÇÃO Requerimento em que se solicita prazo para cumprir intimação da fiscalização de obras. SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
22 ROTEIRO PEDAGÓGICO BARCO ESCOLA “ARCA DO SABER” Trata-se de um barco que se transforma em uma sala de aula diferente, onde as paredes dão lugar a um lindo ambiente natural, em uma expedição de duas horas de navegação pelo canal de Bertioga, perpassando a foz do Rio Itapanhaú e o Oceano Atlântico. O objetivo do projeto é promover o conhecimento sobre os ecossistemas locais. Espera-se que o contato com a natureza possa desenvolver o sentimento de descoberta e de pertencimento do patrimônio natural, cultural e histórico do município. Durante o percurso são tratados temas como os rios de Bertioga, o Oceano Atlântico, a Serra do Mar e Mata Atlântica, ecossistema de manguezal, o ciclo da água e a fauna avistada. Fala-se também sobre o impacto antrópico causado pelas embarcações e pelo lixo. Na parte histórica, exploramos as ruínas da Ermida Santo Antônio do Guaibê, Armação das Baleias e o Forte São João. SETOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SEAM
23 DOAÇÃO DE MUDAS NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA O Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo’ Léo possui diversas mudas de árvores destinadas a arborização urbana e, a fim de aumentar a saída de árvores para o plantio em vias públicas e de envolver a população no processo de arborização, foi criado o projeto “Adote uma árvore”. Para poder retirar mudas, o munícipe deve ir até o Viveiro e através de uma conversa informal se identificar através de documento original com foto e apresentar comprovante de residência em seu nome, que corresponda ao local onde as árvores serão plantadas. Após a apresentação dos documentos, juntamente com técnico ou estagiário do Viveiro, o munícipe pode escolher qual espécie de árvore deseja levar de acordo com seu interesse paisagístico (sombra, flores, folhagem etc) e com as exigências estabelecidas para o perfil daquela via ou passeio público. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – DAM
24 FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA “ARTES E AROMAS DA MATA ATLÂNTICA, SABORES CAIÇARA” A Economia Solidária (EcoSol) é uma forma de economia colaborativa, onde um conjunto de atividades socioeconômicas busca diminuir a desigualdade econômica, por meio da autogestão. É caracterizada pela igualdade de direitos, na qual os meios de produção são de posse coletiva dos que trabalham com eles, valorizando o interesse comum e a solidariedade. Alguns dos pilares da EcoSol são a autogestão democrática, cooperação, respeito ao meio ambiente e o consumo consciente. A Feira “Artes e Aromas da Mata Atlântica: Sabores Caiçara” ocorre todo segundo sábado do mês, reunindo diversos expositores de artesanato, culinária, cuidado pessoal e outros. Há também a realização de oficinas custeadas e coordenadas pelo SESC Bertioga e apresentação artística ao final do evento. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – DAM
25 Roteiro pedagógico “Oceane-se na Mata Atlântica” Este roteiro pedagógico busca trabalhar com os alunos conteúdos de forma interdisciplinar, lúdica e contextualizada, promovendo conhecimento sobre a Mata Atlântica e o Oceano Atlântico, e a oportunidade dos alunos percorrerem um circuito educativo sobre os animais e plantas nativas, as abelhas nativas e o ecossistema de Costão Rochoso. Além de contar com atividades interativas que possibilitam a aproximação com o meio ambiente e despertam o sentimento de pertencimento através do uso de todos os sentidos, como: aquecimento da mata atlântica, mini museu de animais taxidermizados, dinâmica de sementinha, teatro milagre de polinização, caixinha de erosão, caminho das sensações e “mar limpo sim, mar sujo não”. SETOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SEAM
26 Visita monitorada no Centro de Educação Ambiental (CEA) O projeto de visita monitorada no Centro de Educação Ambiental (CEA) busca apresentar o espaço físico do viveiro, as atividades de educação ambiental que são desenvolvidas no local e as atividades de gestão ambiental que Bertioga realiza. A visita é conduzida pelos estagiários da Secretaria de Meio Ambiente, sendo aberta para toda comunidade, não sendo necessário agendamento prévio e tem duração de aproximadamente 40 minutos. Durante a atividade, os visitantes poderão conhecer o caminho das abelhas, que conta com algumas espécies de abelhas nativas sem ferrão, árvores da Mata Atlântica e o lago ornamental. Os visitantes irão conhecer também o viveiro do bicho-pau, um inseto muito curioso que é dificilmente avistado na natureza devido a sua incrível capacidade de se camuflar. Em seguida, os visitantes são levados ao mini museu de animais taxidermizados, onde são apresentadas as características destes animais e os impactos da urbanização na vida selvagem, como forma de sensibilização. Para finalizar a visita, são apresentados algumas ações de gestão de resíduos sólidos no município, incentivando o descarte correto dos resíduos e boas práticas como a compostagem. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – DAM
27 RESGATE DE ANIMAIS SILVESTRES Resgate de animais silvestres em situações de risco à saúde ou segurança do animal ou do ser humano. DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES AMBIENTAIS – DOA
28 CANCELAMENTO DE MULTAS E I.S.S. (OBRAS) Requerimento em que se solicita o cancelamento de Multas e/ou I.S.S. originadas da Fiscalização de Obras, com a exposição e fundamentação de motivos. SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
29 RENOVAÇÃO DE ALVARÁ , VISTORIA PARA CARTA DE HABITAÇÃO E LICENÇA DE OCUPAÇÃO A renovação do Alvará é um procedimento essencial que deve ser realizado regularmente, iniciando-se seis meses após a emissão da Licença de Construção e persistindo até a conclusão da obra. Após a edificação ser finalizada de acordo com as aprovações, a obtenção da Carta de Habitação é necessária. Este processo requer a realização de uma vistoria pela fiscalização, podendo ser agendada ou ocorrer sem necessidade de marcação prévia. SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
30 APROVAÇÃO DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE ELEVADORES Documento que aprova a instalação e o funcionamento de elevadores SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
31 CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO Documento que determina se a atividade pretendida no imóvel é permitida ou não, de acordo com a legislação urbanística vigente. A expedição da Certidão de Uso e Ocupação do Solo será feita exclusivamente por meio digital, através da plataforma Aprova Digital. SETOR DE URBANISMO – SPUR
32 CERTIDÃO DE INFRAESTRUTURA URBANA Documento que apresenta as características da área onde o imóvel está inserido, informando sobre a existência de sistema de coleta de esgoto e abastecimento de água, coleta de lixo, existência de iluminação pública, características do sistema viário e distancia de equipamentos públicos. SETOR DE URBANISMO – SPUR
33 CERTIDÃO DE MEDIDAS E CONFRONTAÇÕES Documento que apresenta as dimensões do lote, o número do lote, quais são seus confrontantes, a quadra e loteamento que está inserido. SETOR DE URBANISMO – SPUR
34 CERTIDÃO DE ALINHAMENTO DO LOTE Documento que apresenta o alinhamento frontal do lote com a via pública. SETOR DE URBANISMO – SPUR
35 CERTIDÃO DE ESCLARECIMENTOS SOBRE LOTE Documento que apresenta informações sobre o histórico do lote, informando a existente de loteamento aprovado, o número de processos relacionados a ele, decretos e demais documentos relacionados. SETOR DE URBANISMO – SPUR
36 CERTIDÃO DE ESCLARECIMENTOS SOBRE CONFORMIDADES DE LOTEAMENTOS Documento que apresenta informações sobre projeto urbanístico aprovado e sua conformidade em relação às diretrizes municipais e infraestrutura urbana da área. SETOR DE URBANISMO – SPUR
37 CERTIDÃO DE DESAPROPRIAÇÃO Documento que declara se o lote é objeto de interesse pelo município, ou projeto ou existência de declaração de Utilidade Pública para fins de Desapropriação amigável ou judicial. SETOR DE URBANISMO – SPUR
38 CERTIDÃO DE TOMBAMENTO Documento que declara quanto ao interesse pelo município ou Declaração de Utilidade Pública, bem como a existência de Declaração de Processo Municipal de Tombamento ou envoltória de bem tombado que incide sobre o imóvel. SETOR DE URBANISMO – SPUR
39 APROVAÇÃO DE PROJETO ARQUITETÔNICO - RESIDÊNCIAS, UNI-FAMILIARES, PLURI-HABITACIONAIS E COMERCIAIS O Alvará emitido mediante à aprovação é o documento que aprova e autoriza a demolição, construção, conservação, legalização, ampliação de área existente com ou sem reforma, destinados ao uso residencial uni-familiar, pluri-habitacional e comercial. SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
40 CERTIDÃO DE ÁREAS E DATAS Documento emitido pela prefeitura, com fé pública, que certifica ou atesta um pedido. A certidão informa a área construída do imóvel e as datas das alterações realizadas no mesmo. SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
41 CERTIDÃO DE DESMEMBRAMENTO E/OU UNIFICAÇÃO DE LOTES Documento emitido pela prefeitura, com fé pública, que certifica ou atesta um pedido. A certidão de desmembramento e/ou unificação é um documento que serve para confirmar se houve ou não desmembramento e/ou unificação de lotes. SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
42 CERTIDÃO DE EMPLACAMENTO Documento que informa o emplacamento municipal de um prédio – ou seja, sua numeração predial – sendo utilizada, geralmente, para averbação da referida informação na Matrícula do imóvel, junto ao Oficial de Registro de Imóveis. SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
43 PROJETO DE RETIFICAÇÃO DE ÁREA Processo realizado para correções de metragens em matricula expedidas pelo 1º CRI–Santos SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
44 EMISSÃO CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITOS MOBILIÁRIOS, IMOBILIÁRIOS E DE CONTRIBUINTE Será emitida, exclusivamente ao proprietário/sócio ou representante legal, mediante a apresentação do pagamento da taxa para emissão de certidão no valor de 19,80 UFIBs. A via de pagamento para emissão imediata de Certidão Negativa De Débitos terá a validade de três dias úteis e somente será aceita durante os trinta dias após a sua emissão. Ressaltamos que a emissão da taxa para a certidão negativa de débitos não necessariamente implica na obrigatoriedade da emissão imediata, principalmente se o objeto do documento possuir débitos tributários vencidos com a fazenda pública municipal. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
45 EMISSÃO CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS MOBILIÁRIOS, IMOBILIÁRIOS E DE CONTRIBUINTE Será emitida, exclusivamente ao proprietário/sócio ou representante legal, mediante a apresentação do pagamento da taxa para emissão de certidão no valor de 19,80 UFIBs. A via de pagamento para emissão imediata de Certidão Positiva terá a validade de três dias úteis e somente será aceita durante os trinta dias após a sua emissão. Ressaltamos que a emissão da taxa para a certidão negativa de débitos não necessariamente implica na obrigatoriedade da emissão imediata, principalmente se o objeto do documento possuir débitos acordados, ou em qualquer outra situação, vencidos com a fazenda publica municipal. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
46 EMISSÃO CERTIDÃO POSITIVA COM EFEITO NEGATIVO IMOBILIÁRIA, MOBILIÁRIA E DE CONTRIBUINTE Será emitida, exclusivamente ao proprietário/sócio ou representante legal, mediante a apresentação do pagamento da taxa para emissão de certidão no valor de 19,80 UFIBs. A via de pagamento para emissão imediata de Certidão Positiva Com Efeito Negativo terá a validade de três dias úteis e somente será aceita durante os trinta dias após a sua emissão. Ressaltamos que a emissão da taxa para a certidão negativa de débitos não necessariamente implica na obrigatoriedade da emissão imediata, principalmente se o objeto do documento possuir débitos acordados, ou em qualquer outra situação, vencidos com a fazenda pública municipal. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
47 EMISSÃO CERTIDÃO DE CANCELAMENTO MOBILIÁRIO Será emitida, de forma isenta ao proprietário/sócio ou representante legal. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
48 EMISSÃO EXTRATO DE DÉBITOS MOBILIÁRIO, IMOBILIÁRIO E DE CONTRIBUINTE Será emitido exclusivamente ao proprietário/sócio ou representante legal SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
49 EMISSÃO FICHA DE LANÇAMENTO IMOBILIÁRIO Será emitido exclusivamente ao proprietário ou representante legal. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
50 EMISSÃO PREVISÃO DE LANÇAMENTO DE IPTU Será emitido exclusivamente ao proprietário ou representante legal SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
51 EMISSÃO EXTRATO DETALHADO DE GUIA Será emitido exclusivamente ao proprietário/sócio ou representante legal. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
52 EMISSÃO ALVARA DE FUNCIONAMENTO Será emitido exclusivamente ao proprietário/sócio ou representante legal, sempre que disponível no sistema de tributos municipais. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
53 EMISSÃO 2ª VIA IPTU Será emitida, exclusivamente ao proprietário ou representante legal, mediante a apresentação do pagamento da taxa para emissão de segunda via no valor de 16,59 UFIBs, conforme disposto no anexo IV, tabela II da Lei Orgânica nº 324/1998 (Código Tributário Municipal). Além disto, é obrigação do contribuinte informar os dados necessários para a identificação do imóvel, por exemplo, o número da inscrição imobiliária, o CPF do responsável ou os números da quadra e lote. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
54 EMISSÃO 2ª VIA ISS Será emitida, exclusivamente ao proprietário ou representante legal, mediante a apresentação do pagamento da taxa para emissão de segunda via no valor de 16,59 UFIBs, conforme disposto no anexo IV, tabela II da Lei Orgânica nº 324/1998 (Código Tributário Municipal). Além disto, é obrigação do contribuinte informar os dados necessários para a identificação do cadastro mobiliários, por exemplo, o número da inscrição mobiliária, o CPF/CNPJ do responsável ou o número do CCM. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
55 EMISSÃO 2ª VIA PARCELAMENTO DE DÉBITOS Será emitido, exclusivamente ao proprietário ou representante legal. É obrigação do contribuinte informar os dados necessários para a identificação do acordo de débitos, por exemplo, o número da inscrição municipal, o CPF/CNPJ do responsável ou o número de identificação do parcelamento. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
56 EMISSÃO 2ª VIA PSH Será emitida, exclusivamente ao proprietário ou representante legal. É obrigação do contribuinte informar os dados necessários para a identificação do débito, por exemplo, o número do CPF/CNPJ do responsável ou o CRC . SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
57 ENTREGA DO CARNÊ DE IPTU A entrega da via original do carnê de IPTU, quando se encontrar em posse da Prefeitura do Município, ou a emissão da segunda via, só poderá ser entregue ao responsável legal pelo imóvel, não estando os funcionários desta divisão autorizados a entregar a qualquer outra pessoa sem que haja antes comprovação de direito por meio de documento de identificação pessoal e/ou procuração, exceto nos casos onde o contribuinte possuir a via original do carnê de IPTU do último exercício. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
58 EMISSÃO DE ITBI Informa como é feito o processo de emissão de ITBI SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
59 PROTOCOLO ADMINISTRATIVO (PROCESSOS, PETIÇÕES E CERTIDÕES) Informa como realizar os processos administrativos como processos, petições e certidões. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
60 TAXA PARA INSCRIÇÃO DE FORNECEDOR NA COMISSÃO DE LICITAÇÃO A emissão da referida taxa se fará após a apresentação do formulário para inscrição de fornecedor, requerido e preenchido junto ao setor de Licitação e Compras. O valor da taxa é de 6 UFIBs, conforme na Lei Orgânica nº 324/1998 (Código Tributário Municipal). SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
61 ABATIMENTO DE NOTAS FISCAIS PARA RECOLHIMENTO DE I.S.S. (processos físicos e digitais) Requerimento para apresentação e comprovação de recolhimento de I.S.S. para abatimento do apurado tributável de edificação concluída. SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
62 CERTIDÃO DE DENOMINAÇÃO DE VIA PÚBLICA Documento emitido pela prefeitura, com fé pública, que certifica e confirma o atual logradouro público, onde se localiza o imóvel, e os demais nomes que a mesma teve durante sua existência. SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
63 PROTOCOLO ADMINISTRATIVO DO REQUERIMENTO Informativo sobre protocolo administrativo de requerimento SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
64 PROTOCOLO ADMINISTRATIVO DO REQUERENTE O requerente deverá identificar-se devidamente de acordo com o tipo de pessoa a quem se refere o objeto do pedido. Quando tratar-se de pedido à pessoa jurídica, como por exemplo, solicitação de inscrição municipal para MEI ou imunidade tributária para cobrança de ITBI, o requerente será a pessoa jurídica beneficiada pelo pedido e não o sócio ou representante legal pela mesma. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
65 PROTOCOLO ADMINISTRATIVO DA DOCUMENTAÇÃO As Secretarias e suas unidades terão a responsabilidade de definir, divulgar e verificar os documentos necessários para o protocolo. É importante destacar que, de acordo com a administração pública do estado de São Paulo, a Lei Estadual N. 10.177/1998, em seu artigo 24, estabelece que "Em nenhuma hipótese, a Administração poderá recusar-se a protocolar a petição, sob pena de responsabilidade do agente." Portanto, a divisão de protocolo não recusará a recepção e o protocolo de processos ou petições administrativas devido à falta de documentação. A análise do pedido será conduzida pela unidade responsável, que decidirá sobre seu deferimento ou indeferimento. No que diz respeito à documentação exigida, a divisão de protocolo se limitará a orientar, informar e instruir o requerente sobre o protocolo administrativo. Qualquer outra dúvida deverá ser esclarecida junto ao setor responsável. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
66 DESARQUIVAMENTO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO Durante o atendimento, os processos concluídos serão submetidos a uma solicitação de desarquivamento por meio do sistema eletrônico de protocolo. Em casos raros, quando o processo estiver fisicamente concluído, mas o sistema indicar que está em algum setor que não seja o de arquivo, será emitido um requerimento ao contribuinte para solicitar o desarquivamento do processo administrativo. Ao solicitar o desarquivamento, o atendente deve preencher o campo "Motivo da Solicitação" com a justificativa do pedido, resumida como "Para consulta". Na linha seguinte, deve ser fornecido o nome completo do requerente. É importante destacar que não há restrições nem cobrança de taxa para solicitar esse serviço por parte da Prefeitura. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
67 ATUALIZAÇÃO DE BOLETOS A atualização de boletos, estejam vencidos ou não, está disponível para qualquer pessoa sem restrições. O recálculo deve ser realizado dentro do período máximo de 30 dias a partir da data de atualização. É relevante destacar que a atualização de boletos, independentemente da sua natureza, não impede a execução fiscal de débitos, a rescisão de acordos vencidos, a inscrição em dívida ativa ou qualquer outro efeito decorrente do atraso. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
68 PARCELAMENTO DE DÉBITOS EM DÍVIDA ATIVA E/OU EXECUTADOS Informação sobre parcelamento de débitos em dívida ativa SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
69 PAGAMENTO À VISTA DE DÉBITOS EM SITUAÇÃO NORMAL, INSCRITOS EM DÍVIDA ATIVA E/OU EXECUTADOS O pagamento à vista de débitos em situação normal ou em dívida ativa serão cobrados através da geração da DAM, sendo dispensada nesta situação a emissão do “Termo de Confissão de Débitos Fiscais e Compromisso”. Todavia os débitos executados deverão obrigatoriamente, ainda que se trate de pagamento em parcela única à vista, conter o referido termo de acordo. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
70 PARCELAMENTO DE DÉBITOS DE ACORDO RESCINDIDO O Parcelamento de débitos de acordos rescindidos caracterizará reparcelamento de débitos, devendo ser submetido à autorização administrativa prévia antes da realização de novo acordo de parcelamento. SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
71 ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE Informa como é realizado o fluxograma de atendimento ao contribuinte SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
72 REPRESENTAÇÃO POR TERCEIROS Informa como é realizado a representação por terceiros SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - SA
73 Corte de Árvores Isoladas Emissão de Autorização Ambiental para o corte de Árvores Isoladas em via pública ou no interior da residência, atrelada a um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), para garantir o cumprimento da Compensação Ambiental. DEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL – DLA
74 Análise Ambiental para emissão de Autorizações Ambientais de Corte de Árvores e Supressão de Vegetação Nativa A Prefeitura de Bertioga dispõe do sistema APROVA DIGITAL para realizar a análise ambiental visando a emissão de Autorização Ambiental para supressão de vegetação para fins de construção. DEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL – DLA
75 CADASTRAMENTO DE EMPRESAS DE CONTROLE DE PRAGAS DE OUTROS MUNICÍPIOS Cadastramento de empresas de controle de pragas, dedetizadoras e aplicadoras de produtos saneantes domissanitários de outros municípios. DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
76 BAIXA DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Baixa de Responsabilidade Técnica para empresas da área da saúde DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
77 ASSUNÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Assunção de Responsabilidade Técnica DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
78 DEFESA DE AUTO DE INFRAÇÃO - AIF Interposição de defesa contra Auto de Infração lavrado pela vigilância sanitária DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
79 SOLICITAÇÃO DA LICENÇA SANITÁRIA INICIAL PARA EMPRESA DO RAMO DE ALIMENTOS : MEI Solicitação da licença sanitária inicial para microempresários individuais (MEI) DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
80 SOLICITAÇÃO DE LICENÇA SANITÁRIA INICIAL PARA SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Solicitação da licença sanitária inicial para Serviços de Assistência à Saúde. DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
81 SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA CUMPRIMENTO DE ADEQUAÇÕES SANITÁRIAS. Solicitação de prorrogação de prazo para atender a Termo de Intimação ou Determinação Técnica da Vigilância Sanitária DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
82 SOLICITAÇÃO DA LICENÇA SANITÁRIA INICIAL PARA EMPRESA DO RAMO DE ALIMENTOS – RESTAURANTES E CONGÊNERES Solicitação da licença sanitária inicial / Renovação DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
83 PROTOCOLO DE DOCUMENTOS PARA ATENDER A TERMO DE INTIMAÇÃO OU DETERMINAÇÃO TÉCNICA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA Recebimento de Documentos para cumprimento de Termo de Intimação ou Determinação Técnica DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
84 RECURSO CONTRA AUTO DE IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE - AIP Interposição de recurso contra Auto de Imposição de Penalidade DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
85 SOLICITAÇÃO DE DESINTERDIÇÃO DO ESTABELECIMENTO E OU EQUIPAMENTO DE INTERESSE À SAÚDE Solicitação de Desinterdição de Estabelecimento e/ou Equipamento Interditado pela Vigilância Sanitária DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
86 SOLICITAÇÃO DE LTA (LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO) Solicitação do Laudo Técnico de Avaliação DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
87 SOLICITAÇÃO DE TALONÁRIO ESPECIAL Solicitação de talonário para dispensação de medicamentos de controle especial conforme Portaria 344/98 ou o que vier a substituí-la. DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
88 Certidão negativa mobiliaria Certidão que ateste que não há débitos mobiliarios SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
89 ATUALIZAÇÃO DE PROPRIETÁRIO Procedimento pelo qual se requer a atualização de cadastro imobiliário de forma a atualizar, alterar ou incluir, o proprietário de um imóvel. SETOR DE RECEITAS IMOBILIÁRIAS - SERI
90 INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA PESSOA JURÍDICA - VRE/REDESIM A Inscrição Municipal para pessoa jurídica licenciada pelo VRE/REDESIM a partir de 01/06/2023 não precisa ser requerida, considerando o convênio de integração entre a Prefeitura, VRE/REDESIM e Receita Federal do Brasil, para realizar o registro e licenciamento de pessoa jurídica matriz ou filial e de empresa que estão mudando para Bertioga. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
91 ALTERAÇÃO CADASTRAL PARA PESSOA JURÍDICA - VRE/REDESIM A alteração cadastral para pessoa jurídica licenciada pelo VRE/REDESIM a partir de 01/06/2023 não precisa ser requerida, considerando o convênio de integração entre a Prefeitura, VRE/REDESIM e Receita Federal do Brasil. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
92 BAIXA DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA PESSOA JURÍDICA - VRE/REDESIM O encerramento da pessoa jurídica protocolado pelo VRE/REDESIM a partir de 01/06/2023 não precisa ser requerida junto a Prefeitura, considerando o convênio de integração entre a Prefeitura, VRE/REDESIM e Receita Federal do Brasil. (exceto quando a pessoa jurídica mude de Bertioga para outro município). SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
93 INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI A inscrição municipal para Microempreendedor Individual - MEI constituídos a partir de 01/01/2022 não precisa ser requerida, considerando o convênio entre a Prefeitura e Receita Federal do Brasil. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
94 ALTERAÇÃO CADASTRAL PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI A alteração cadastral para Microempreendedor Individual - MEI efetuada a partir de 01/01/2022 não precisa ser requerida, considerando o convênio entre a Prefeitura e Receita Federal do Brasil. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
95 BAIXA DE INSCRIÇÃO DE MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI O encerramento do Microempreendedor Individual - MEI efetuado a partir de 01/01/2022 não precisa ser requerida, considerando o convênio entre a Prefeitura e Receita Federal do Brasil. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
96 INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA PESSOA JURÍDICA Solicitação de inscrição municipal para pessoa jurídica constituída antes de 01/06/2023, exceto matriz ou filial e de pessoa jurídica que estão mudando para Bertioga. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
97 ALTERAÇÃO CADASTRAL PARA PESSOA JURÍDICA Solicitação de alteração cadastral (razão, quadro, capital, endereço e outros) para pessoa jurídica constituída antes de 01/06/2023. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
98 BAIXA DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA PESSOA JURÍDICA Solicitação de baixa de inscrição para pessoa jurídica constituída antes de 01/06/2023. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
99 INSCRIÇÃO PARA PROFISSIONAL AUTÔNOMO OU LIBERAL Solicitação de inscrição municipal para pessoa física qualificada como profissional autônomo ou liberal, exceto para arquiteto e engenheiro que deve ser solicitada através do sistema aprova digital. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
100 BAIXA DA INSCRIÇÃO MUNICIPAL DE PROFISSIONAL AUTÔNOMO OU LIBERAL Solicitação de baixa da inscrição municipal de pessoa física qualificada como profissional autônomo ou liberal, exceto para arquiteto e engenheiro que deve ser solicitada através do sistema aprova digital. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
101 ALVARÁ / LICENÇA ESPECIAL PROVISÓRIA - FEIRAS E EVENTOS Solicitação para instalação, localização e funcionamento de feiras e exposições de indústria, comércio, prestação de serviços e similares, com venda no varejo e por atacado. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
102 CANCELAMENTO DE NOTA FISCAL Solicitação de cancelamento de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - NFS-e por erro na indicação do tomador, do local da prestação de serviço, alíquota e/ou código de serviço, exceto valor da serviço indicado. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
103 DESARQUIVAMENTO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Consulta simples a processos administrativos SETOR DE PROTOCOLO E ARQUIVO - SPTA
104 CÓPIA REPROGRÁFICA DE DADOS E DOCUMENTOS QUE INTEGRAM O PROCESSO ADMINISTRATIVO Como realizar uma cópia integral ou parcial do processo SETOR DE DOCUMENTAÇÃO E SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS - SDSA
105 CADASTRO PARA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES ESPORTIVAS Criação de ficha com o intuito de praticar alguma modalidade de esporte SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER - SL
106 ISENÇÃO DE TAXA PARA LIBERAÇÃO DE ENTRADA DE VANS, MICRO-ÔNIBUS E ÔNIBUS Processo de isenção para taxa de liberação de entrada de vans, micro-ônibus e ônibus. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
107 MATRÍCULA EM CURSOS LIVRES E PROFISSIONALIZANTES DE ARTE Procedimento para matrícula em cursos livres e profissionalizantes de arte. Fazem parte do escopo deste procedimento os cursos de: ballet, violão, violino, percussão, canto, artesanato, pintura, circo, jazz, piano e teatro. SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA - ST
108 VISITAÇÃO AO FORTE SÃO JOÃO Procedimento para realização de visita ao Forte São João. Este procedimento destina-se às visitações de grupos com mais de 10 pessoas e/ou grupos escolares e instituições. O horário de funcionamento do Forte é de Terça-Feira à Domingo das 09:00h às 18:00h. SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA - ST
109 AUTORIZAÇÃO DE USO DE FAIXA DE AREIA A permissão de uso se enquadra na categoria de autorização temporária destinada ao uso da faixa de areia nas praias e orla do município de Bertioga, voltado para a realização de eventos e ações de caráter temporário, não podendo ultrapassar o período de 90 dias. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
110 CRIAÇÃO DO CARTÃO SUS Como realizar a criação do cartão SUS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
111 AUXILIO FUNERAL Como obter o beneficio do auxlio funeral SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SD
112 DEFESA PRÉVIA DA AUTUAÇÃO Defesa prévia de autuação de multa de trânsito é o meio que o proprietário ou condutor indicado notificado por infração ao Código de Trânsito Brasileiro, tem para se defender perante a autoridade de trânsito, visando ao cancelamento autuação que poderá gerar penalidade de multa ou advertência DEPARTAMENTO DE MOBILIDADE, TRÂNSITO E TRANSPORTE – DTT
113 RECLAMAÇÕES E DENÚNCIAS NA FAIXA DE AREIA Procedimento de denúncio de uso irregular da faixa de areia, flagrante de atos ilícitos e proibidos que estejam em desacordo com as normas municipais vigentes. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
114 CADASTRAMENTO DO TRADE TURÍSTICO Procedimento de cadastramento do trade turístico DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
115 DENÚNCIA NÁUTICA E USO IRREGULAR DE RAMPAS PÚBLICAS Denúncias referentes às embarcações motorizadas, à vela ou similares, tais como motoaquáticas, wind-surf; além de mau uso de rampas públicas, entre outros. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
116 TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL Como fazer solicitar cartão de transporte escolar. O serviço de transporte escolar é oferecido aos alunos matriculados na rede municipal do PRÉ I ao 5º ano que residem a mais de 1.500 metros de distância da residência até a escola ou com distância menor quando existir em seu percurso barreira física como no caso de rodovia. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
117 PROCESSO DE EVENTOS ESPORTIVOS Procedimento para abertura de processo de eventos esportivos. SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER - SL
118 SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES PARA SUPERVISÃO ESCOLAR Atendimento às reclamações e/ou sugestões de pais ou responsáveis de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Bertioga. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
119 VAGA NA CRECHE Como conseguir uma vaga para meu filho(a) ou entrar na lista de espera. Para colocar o seu bebê ou criança na lista de espera da creche, dirija-se ao Núcleo de Educação Infantil Municipal mais próximo da sua residência portando cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento do bebê ou criança, RG e CPF dos pais ou responsáveis e comprovante de residência. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
120 SOLICITAÇÃO DE AGENTE DE APOIO ESCOLAR Como solicitar apoio à educandos da rede municipal com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento, para higiene, alimentação, locomoção, comunicação e interação social. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
121 RECLAMAÇÕES PARA A DIVISÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Reclamações sobre os serviços prestados aos educandos público-alvo da educação especial, desde atendimento dos profissionais até de estruturas físicas e acessibilidade. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
122 AULA DE NATAÇÃO Aulas de iniciação de natação para alunos matriculados na escola e com autorização dos pais SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
123 ALIMENTAÇÃO PARA RESTRIÇÕES E SELETIVIDADES Como solicitar alimentação adequada para as restrições e seletividades dos educandos das redes municipal e estadual de ensino. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
124 INFORMAÇÕES SOBRE VAGAS Orientação ao público sobre vagas escolares. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
125 CADASTRAMENTO DE SETORES DIVERSOS Procedimento de cadastramento de setores diversos. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
126 CADASTRAMENTO DE PRATOS E BEBIDAS TÍPICAS DO MUNICÍPIO Este cadastramento visa conhecer todos os pratos e bebidas típicas produzidos e comercializados em Bertioga. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
127 CADASTRO GERAL NO CIRCUITO LITORAL NORTE Cadastro geral no circuito litoral norte DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
128 CADASTRAMENTO DE CONDUTOR DE TURISMO / MONITOR AMBIENTAL LOCAL AUTÔNOMO Cadastro de condutor de turismo/monitor ambiental local autônomo. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
129 AUTORIZAÇÃO PARA ENTRADA DE VAN, MICRO-ÔNIBUS E ÔNIBUS NA CIDADE Procedimento para solicitação de autorização para entrada de vans, micro-ônibus e ônibus na cidade. SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA - ST
130 DEVOLUÇÃO DE TAXA DE ENTRADA NA CIDADE Procedimento para devolução de taxas ou valores pagos de forma equívocada. SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA - ST
131 HOSPITAL MUNICIPAL, PRONTO ATENDIMENTO E SAMU O nosso Hospital Municipal, Pronto atendimento e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funcionam 24h. por dia todos os dias da semana de for ininterrupta. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
132 SERVIÇO DE TRANSPORTE SANITÁRIO Tem objetivo de atender os pacientes do sus, residentes em Bertioga que precisem ir em procedimentos médicos terapêuticos agendados em instituições fora do município. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
133 CENTRO DE INFECTOLOGIA BERTIOGUENSE - CIBE O Centro de Infectologia Bertioguense abriga 03 (três) Programas Federais distintos, são eles: o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose e o Programa Municipal de Hanseníase. O Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais contempla dois eixos diferenciados: o da prevenção e o da assistência. No eixo da prevenção o município conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, que oferece gratuitamente testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além da distribuição de insumos, como, preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e folders de orientação a população em geral. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
134 NUCLEO DE APOIO A CRIANÇA ESPECIAL - NACE Atendimento especializado nas ações de prevenções a habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência sejam elas físicas ou intelectuais permanentes, temporárias ou decorrentes de outras patologias. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
135 CURSOS DO SEBRAE E SENAC Informações sobre cursos do Sebrae e Senac oferecidos aos alunos da EJA e toda população. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
136 OUVIDORIA Ouvidora municipal é um canal, no qual o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos. OUVIDORIA
137 CENTRO ESPECIALIZADO EM SAUDE DA MULHER O Centro de Especialidades da Saúde da Mulher - CESM, foi implantado com o objetivo de promover uma atenção especial para as mulheres Bertioguenses, A primeira consulta somete com encaminhamento por um médico de uma unidade de saúde. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
138 PROGRAMA VIVA LEITE programa que atende crianças de 6 meses a 5 anos e 29 dias , em vulnerabilidade social , com renda per capita de até meio salário minímo , priorizando familias com1/4 de salario minimo SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SD
139 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA BORACÉIA A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
140 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA GUARATUBA A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
141 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA INDAIÁ A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
142 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA MIROSAM A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
143 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA CENTRAL A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
144 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA VICENTE DE CARVALHO II A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
145 CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS I Atendimento multidisciplinar e suporte terapêutico a pacientes com transtornos psiquiátricos e/ou mentais graves ou severos, dando continuidade ao tratamento psiquiátrico, com a finalidade de integrar, socializar e reinserir o paciente no convívio social e familiar. Tem como objetivo trabalhar a reabilitação psicossocial do paciente mediante princípios como respeito, inclusão social e cidadania. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA – DAE
146 FARMÁCIA MUNICIPAL TEREZIA VARI Atendimento farmacêutico e dispensação de medicamentos de alto custo, de controle especial e psicotrópicos para os munícipes de Bertioga. A Farmácia atende todos os processos abertos para solicitação de medicamentos de alto custo padronizados e dispensados pela Secretaria de Estado da Saúde. Atende também as receitas controladas e de medicamentos psicotrópicos padronizados na Relação Municipal de Medicamentos – REMUME, oriundas da rede municipal de saúde. SETOR DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA – SAFA
147 UNIDADE BERTIOGUENSE DE ESPECIALIDADES MÉDICAS – UNIBEM Atendimento multidisciplinar especializado a pacientes encaminhados pelo médico clínico ou generalista das unidades básicas de saúde do município de Bertioga. A UNIBEM realiza o acompanhamento dentro da especialidade requerida até a alta ambulatorial e contra referência para a UBS/USF. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA – DAE
148 PROGRAMA REMÉDIO EM CASA O Programa Remédio em Casa consiste na entrega domiciliar de medicamentos e/ou insumos (Diabetes) padronizados na Relação Municipal de Medicamentos – REMUME, em quantidades suficientes para o período de 90 dias, para os seguintes grupos: ? Idosos (mais de 60 anos), ? Pacientes com deficiência e/ou mobilidade reduzida, ? Pacientes portadores de doenças crônicas (controladas) como Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Dislipidemia e Hipotireoidismo. SETOR DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA – SAFA
149 PROGRAMA MELHOR EM CASA É um serviço de alta complexidade que presta assistência domiciliar multiprofissional e integral a pacientes portadores de patologia crônicas e acamados, com total impossibilidade de locomoção. Foi habilitado, através da Portaria 172 – 23/01/2018-MS, com Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar – EMAD e estabelece o Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde, onde a grande população é de idosos acamados, por sequelas de doenças cardiovasculares e outras doenças decorrentes da idade. A missão do Programa é proporcionar assistência humanizada por meio de equipe multiprofissional em domicílio, com ampliação da autonomia da pessoa, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
150 AMBULATÓRIO DE FERIDAS O Serviço de Prevenção e Tratamento de Feridas Crônicas, propõe um protocolo sistematizado, no qual os beneficiários tenham um atendimento qualificado, realizado por enfermeira especialista em lesões de pele, técnicos de enfermagem, clínico geral e nutricionista, valorizando a diversidade de papéis em busca da integralidade da assistência, garantindo a adesão dos pacientes e seus familiares ao tratamento, e enfatizando que a participação destes nesse processo de cura e autocuidado torna-se essencial para a reabilitação. Os pés de pessoas com diabetes, está entre as complicações mais frequentes e devastadoras do Diabetes Mellitus (DM) e suas consequências podem ser dramáticas para a vida do indivíduo, desde feridas crônicas e infecções até amputações de membros inferiores. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
151 SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS Atualmente, a rede municipal conta com cirurgiões dentistas, divididos por UBS (orientação de higiene bucal, aplicação de flúor, restauração dentária e outros procedimentos), CEO (tratamento endodôntico, periodontia, estomatologia e cirurgia oral menor) e Pronto Atendimento ( é oferecido serviço emergencial 12h, o cirurgião dentista e sua equipe atendem em regime de plantão os casos de urgência e emergência como infecção dentária, dor de dente, hemorragias gengivais após extração dentária). Temos também o Programa Saúde na escola que tem o objetivo de melhorar o conhecimento o comportamento e as atitudes de alunos e professores do sistema escolar, a fim de orientar, prevenir e controlar doenças bucais nos alunos SETOR DE ATENÇÃO ODONTOLÓGICA – SEAO
152 SERVIÇOS DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONESES O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde que tem a função de controlar doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos pelos animais, como leptospirose, doença de Chagas, leishmaniose, leptospirose, raiva entre tantas outras que podem até levar as pessoas à morte. DIVISÃO DE CONTROLE DE ZOONOZES – DIVCZ
153 SETOR DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA A Vigilância Sanitária atua na regulamentação, controle e fiscalização de práticas e atividades, com a finalidade de realizar o interesse público de proteção da saúde da população, produzindo efeitos também sobre o desenvolvimento social e econômico do país, na medida em que busca estabelecer relações éticas entre a produção e o consumo de bens e serviços. No conjunto de ações realizadas, no âmbito do SUS, com o objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde coletiva, intervindo em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de saúde e de interesse da saúde. SETOR DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – SEVS
154 CÓPIA DO PRONTUÁRIO MÉDICO O relatório médico funciona como uma espécie de resumo sobre o caso do paciente. Trata-se de um documento com validade jurídica e natureza declaratória. Ele descreve as condições de saúde do indivíduo, seus tratamentos e evolução, mas sem finalidade diagnóstica DEPARTAMENTO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E PLANEJAMENTO – DGP
155 PROJETO BIBLIOTECA EM MOVIMENTO DA EJA A biblioteca em movimento foi inaugurada no dia 23/05/2023, sendo constituída por dois armários com rodinhas que têm livros de autores renomados, sendo aberta aos alunos da EJA e ao público em geral. As pessoas podem pegar livros, levar um documento com foto e preencher um cadastro na escola, logo em seguida recebem uma carteirinha de empréstimo. As escolas que têm EJA e são abertas ao público para empréstimo de livros são: E.M. Giusfredo Santini, E.M. Jardim Vista Linda e E.M.E.I.F. Boracéia. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
156 EJA CURSOS PROFISSIONALIZANTES Cursos do Sebrae e Senac SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
157 AULAS DE SKATE NA ESCOLA Introdução a vivência da modalidade por intermédio da ONG Social Skate. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
158 Regularização Fundiária Aprovação de projetos de Regularização Fundiária e Emissão da legitimação fundiária. Departamento de Habitação – DHA
159 SERVIÇOS DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONESES O atendimento veterinário no local é realizado voltado a problemas específicos de zoonoses e castração. Além disso, um forte trabalho de conscientização contra maus tratos e combate a doenças nos bichinhos que possam infectar humanos. DIVISÃO DE CONTROLE DE ZOONOZES – DIVCZ
160 CRAS VICENTE DE CARVALHO QUANDO DEVO PROCURAR O CRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SD
161 redução iptu como reduzir o iptu do imovel DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
162 SOLICITAÇÃO DE LICENÇA AMBULANTE O solicitante deve protocolar requerimento, indicando o produto, o local e a modalidade (sacola, carrinho de mão, trailer ou veículo motorizado). DEPARTAMENTO DE ABASTECIMENTO E COMÉRCIO - DAC

Subcategorias

Serviços

Exibindo assuntos encontrados  
Nome Descriçao Unidade Responsável