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# Nome Descrição Unidade Responsável
1 CERTIDÃO DE CADASTRO IMOBILIÁRIO Solicitação de certidão que ateste a existência de cadastro imobiliário com seus respectivos dados de localização e tributação. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
2 CERTIDÃO DE CADASTRO DE IMÓVEIS CONFRONTANTES Solicitação de certidão que informe dados acerca de cadastros imobiliários confrontantes de um determinado imóvel requerido por despacho judicial. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
3 CERTIDÃO – DE NÃO INCIDÊNCIA DE IPTU Solicitação de certidão que informe a não tributação de IPTU por justificativa específica. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
4 CERTIDÃO – DE QUITAÇÃO DE ITBI Solicitação de certidão que ateste o recolhimento do ITBI, bem como a natureza da transação e a data de quitação do referido imposto. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
5 CERTIDÃO – NEGATIVA DE DÉBITOS IMOBILIÁRIOS Solicitação de certidão que informe a inexistência de débitos de IPTU vinculados ao imóvel. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
6 CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS IMOBILIÁRIOS Solicitação de certidão que informa a existência de débitos para o lançamento original, mas a inexistência para a unidade derivada. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
7 CERTIDÃO POSITIVA COM EFEITO NEGATIVO DE DÉBITOS IMOBILIÁRIOS Solicitação de certidão que informe que há débitos de IPTU vinculados ao imóvel, mas que estão em processo de regularização através de acordo de parcelamento DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
8 CERTIDÃO POSITIVA DE DÉBITOS IMOBILIÁRIOS Solicitação certidão que ateste a existência de débitos de IPTU vinculados ao cadastro imobiliário. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
9 ALTERAÇÃO/INCLUSÃO DE COMPROMISSÁRIO NO CADASTRO IMOBILIÁRIO Alteração ou inclusão de compromissário com ou sem alteração de endereço de correspondência em cadastro imobiliário. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
10 IPTU - CADASTRO DE UNIDADE IMOBILIÁRIA PARA TRIBUTAÇÃO DE IPTU Solicitação de cadastro e reconhecimento da existência de unidade imobiliária para tributação de IPTU. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
11 DESMEMBRAMENTO TRIBUTÁRIO Solicitação de compensação o de IPTU por pagamento a maior e/ou em duplicidade. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
12 ISENÇÃO DE IPTU Solicitação de isenção de IPTU para entidades religiosas, associações beneficentes, governos estrangeiros ou associações esportivas sem fins lucrativos conforme art.21 do Código Tributário e art. 150, inciso VI da Constituição Federal. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
13 REDUÇÃO DE IPTU Procedimento pelo qual se requer a redução de 50% do Imposto Predial e Territorial Urbano para aposentados, pensionistas ou deficientes físicos conforme disposto no artigo 38 da Lei Complementar Municipal n° 185/2023. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
14 RESTITUIÇÃO POR PAGAMENTO A MAIOR Solicitação de restituição de IPTU por pagamento a maior e/ou em duplicidade. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
15 REVISÃO DE VALORES DE IMPOSTO TERRITORIAL URBANO Revisão de valor de IPTU por retificação de área, revisão de valor de m² de terreno, revisão de padrão de acabamento construtivo, ou qualquer outra justificativa DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
16 CÁLCULO COM ALÍQUOTA REDUZIDA Possuir os instrumentos de transmissão que comprovem a titularidade do imóvel reconhecido pela Prefeitura, bem como os demais documentos necessários para a solicitação. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
17 CÁLCULO COMPLEMENTAR Solicitação de lançamento de ITBI complementar. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
18 NÃO INCIDÊNCIA DE ITBI (ART. 156 DA C.F.) Procedimento pelo qual se requer o reconhecimento da não incidência de ITBI, com base no §2º, art. 156 da Constituição Federal. Quem tem direito? Pessoas jurídicas que atendam o previsto na legislação em razão de transmissão de bens ou direitos sobre imóveis decorrente de fusão, incorporação, cisão ou extinção de pessoa jurídica. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
19 REDUÇÃO DE ALÍQUOTA DE ITBI Procedimento pelo qual se requer a redução da alíquota do ITBI para primeira aquisição de imóveis residenciais e financiados nos termos do art. 103 do Código Tributário Municipal. DEPARTAMENTO DE GESTÃO TRIBUTÁRIA - DGT
20 2ª VIA DE CARTA DE HABITAÇÃO E/OU LICENÇA DE OCUPAÇÃO Procedimento pelo qual se requer segunda via de documento que autoriza a habitação e/ou ocupação de um imóvel. Oficializa a legalidade de uma edificação. SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
21 ROTEIRO PEDAGÓGICO BARCO ESCOLA “ARCA DO SABER” Trata-se de um barco que se transforma em uma sala de aula diferente, onde as paredes dão lugar a um lindo ambiente natural, em uma expedição de duas horas de navegação pelo canal de Bertioga, perpassando a foz do Rio Itapanhaú e o Oceano Atlântico. O objetivo do projeto é promover o conhecimento sobre os ecossistemas locais. Espera-se que o contato com a natureza possa desenvolver o sentimento de descoberta e de pertencimento do patrimônio natural, cultural e histórico do município. Durante o percurso são tratados temas como os rios de Bertioga, o Oceano Atlântico, a Serra do Mar e Mata Atlântica, ecossistema de manguezal, o ciclo da água e a fauna avistada. Fala-se também sobre o impacto antrópico causado pelas embarcações e pelo lixo. Na parte histórica, exploramos as ruínas da Ermida Santo Antônio do Guaibê, Armação das Baleias e o Forte São João. SETOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SEAM
22 DOAÇÃO DE MUDAS NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA O Viveiro Municipal de Plantas e Ideias ‘Seo’ Léo possui diversas mudas de árvores destinadas a arborização urbana e, a fim de aumentar a saída de árvores para o plantio em vias públicas e de envolver a população no processo de arborização, foi criado o projeto “Adote uma árvore”. Para poder retirar mudas, o munícipe deve ir até o Viveiro e através de uma conversa informal se identificar através de documento original com foto e apresentar comprovante de residência em seu nome, que corresponda ao local onde as árvores serão plantadas. Após a apresentação dos documentos, juntamente com técnico ou estagiário do Viveiro, o munícipe pode escolher qual espécie de árvore deseja levar de acordo com seu interesse paisagístico (sombra, flores, folhagem etc) e com as exigências estabelecidas para o perfil daquela via ou passeio público. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – DAM
23 FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA “ARTES E AROMAS DA MATA ATLÂNTICA, SABORES CAIÇARA” A Economia Solidária (EcoSol) é uma forma de economia colaborativa, onde um conjunto de atividades socioeconômicas busca diminuir a desigualdade econômica, por meio da autogestão. É caracterizada pela igualdade de direitos, na qual os meios de produção são de posse coletiva dos que trabalham com eles, valorizando o interesse comum e a solidariedade. Alguns dos pilares da EcoSol são a autogestão democrática, cooperação, respeito ao meio ambiente e o consumo consciente. A Feira “Artes e Aromas da Mata Atlântica: Sabores Caiçara” ocorre todo segundo sábado do mês, reunindo diversos expositores de artesanato, culinária, cuidado pessoal e outros. Há também a realização de oficinas custeadas e coordenadas pelo SESC Bertioga e apresentação artística ao final do evento. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – DAM
24 Roteiro pedagógico “Oceane-se na Mata Atlântica” Este roteiro pedagógico busca trabalhar com os alunos conteúdos de forma interdisciplinar, lúdica e contextualizada, promovendo conhecimento sobre a Mata Atlântica e o Oceano Atlântico, e a oportunidade dos alunos percorrerem um circuito educativo sobre os animais e plantas nativas, as abelhas nativas e o ecossistema de Costão Rochoso. Além de contar com atividades interativas que possibilitam a aproximação com o meio ambiente e despertam o sentimento de pertencimento através do uso de todos os sentidos, como: aquecimento da mata atlântica, mini museu de animais taxidermizados, dinâmica de sementinha, teatro milagre de polinização, caixinha de erosão, caminho das sensações e “mar limpo sim, mar sujo não”. SETOR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SEAM
25 Visita monitorada no Centro de Educação Ambiental (CEA) O projeto de visita monitorada no Centro de Educação Ambiental (CEA) busca apresentar o espaço físico do viveiro, as atividades de educação ambiental que são desenvolvidas no local e as atividades de gestão ambiental que Bertioga realiza. A visita é conduzida pelos estagiários da Secretaria de Meio Ambiente, sendo aberta para toda comunidade, não sendo necessário agendamento prévio e tem duração de aproximadamente 40 minutos. Durante a atividade, os visitantes poderão conhecer o caminho das abelhas, que conta com algumas espécies de abelhas nativas sem ferrão, árvores da Mata Atlântica e o lago ornamental. Os visitantes irão conhecer também o viveiro do bicho-pau, um inseto muito curioso que é dificilmente avistado na natureza devido a sua incrível capacidade de se camuflar. Em seguida, os visitantes são levados ao mini museu de animais taxidermizados, onde são apresentadas as características destes animais e os impactos da urbanização na vida selvagem, como forma de sensibilização. Para finalizar a visita, são apresentados algumas ações de gestão de resíduos sólidos no município, incentivando o descarte correto dos resíduos e boas práticas como a compostagem. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – DAM
26 RESGATE DE ANIMAIS SILVESTRES Resgate de animais silvestres em situações de risco à saúde ou segurança do animal ou do ser humano. DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES AMBIENTAIS – DOA
27 APROVAÇÃO DE INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE ELEVADORES Documento que aprova a instalação e o funcionamento de elevadores SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
28 CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO Documento que determina se a atividade pretendida no imóvel é permitida ou não, de acordo com a legislação urbanística vigente. A expedição da Certidão de Uso e Ocupação do Solo será feita exclusivamente por meio digital, através da plataforma Aprova Digital. SETOR DE URBANISMO – SPUR
29 CERTIDÃO DE INFRAESTRUTURA URBANA Documento que apresenta as características da área onde o imóvel está inserido, informando sobre a existência de sistema de coleta de esgoto e abastecimento de água, coleta de lixo, existência de iluminação pública, características do sistema viário e distancia de equipamentos públicos. SETOR DE URBANISMO – SPUR
30 CERTIDÃO DE MEDIDAS E CONFRONTAÇÕES Documento que apresenta as dimensões do lote, o número do lote, quais são seus confrontantes, a quadra e loteamento que está inserido. SETOR DE URBANISMO – SPUR
31 CERTIDÃO DE ALINHAMENTO DO LOTE Documento que apresenta o alinhamento frontal do lote com a via pública. SETOR DE URBANISMO – SPUR
32 CERTIDÃO DE ESCLARECIMENTOS SOBRE LOTE Documento que apresenta informações sobre o histórico do lote, informando a existente de loteamento aprovado, o número de processos relacionados a ele, decretos e demais documentos relacionados. SETOR DE URBANISMO – SPUR
33 CERTIDÃO DE ESCLARECIMENTOS SOBRE CONFORMIDADES DE LOTEAMENTOS Documento que apresenta informações sobre projeto urbanístico aprovado e sua conformidade em relação às diretrizes municipais e infraestrutura urbana da área. SETOR DE URBANISMO – SPUR
34 CERTIDÃO DE DESAPROPRIAÇÃO Documento que declara se o lote é objeto de interesse pelo município, ou projeto ou existência de declaração de Utilidade Pública para fins de Desapropriação amigável ou judicial. SETOR DE URBANISMO – SPUR
35 CERTIDÃO DE TOMBAMENTO Documento que declara quanto ao interesse pelo município ou Declaração de Utilidade Pública, bem como a existência de Declaração de Processo Municipal de Tombamento ou envoltória de bem tombado que incide sobre o imóvel. SETOR DE URBANISMO – SPUR
36 APROVAÇÃO DE PROJETO ARQUITETÔNICO - RESIDÊNCIAS, UNI-FAMILIARES, PLURI-HABITACIONAIS E COMERCIAIS O Alvará emitido mediante à aprovação é o documento que aprova e autoriza a demolição, construção, conservação, legalização, ampliação de área existente com ou sem reforma, destinados ao uso residencial uni-familiar, pluri-habitacional e comercial. SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
37 CERTIDÃO DE ÁREAS E DATAS Documento emitido pela prefeitura, com fé pública, que certifica ou atesta um pedido. A certidão informa a área construída do imóvel e as datas das alterações realizadas no mesmo. SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
38 CERTIDÃO DE DESMEMBRAMENTO E/OU UNIFICAÇÃO DE LOTES Documento emitido pela prefeitura, com fé pública, que certifica ou atesta um pedido. A certidão de desmembramento e/ou unificação é um documento que serve para confirmar se houve ou não desmembramento e/ou unificação de lotes. SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
39 CERTIDÃO DE EMPLACAMENTO Documento que informa o emplacamento municipal de um prédio – ou seja, sua numeração predial – sendo utilizada, geralmente, para averbação da referida informação na Matrícula do imóvel, junto ao Oficial de Registro de Imóveis. SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
40 PROJETO DE RETIFICAÇÃO DE ÁREA Processo realizado para correções de metragens em matricula expedidas pelo 1º CRI–Santos SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
41 CANCELAMENTO DE MULTAS E I.S.S. Requerimento em que se solicita o cancelamento de Multas e/ou I.S.S. originadas da Fiscalização de Obras, com a exposição e fundamentação de motivos. SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
42 RENOVAÇÃO DE ALVARÁ , VISTORIA PARA CARTA DE HABITAÇÃO E LICENÇA DE OCUPAÇÃO A renovação do Alvará é um procedimento essencial que deve ser realizado regularmente, iniciando-se seis meses após a emissão da Licença de Construção e persistindo até a conclusão da obra. Após a edificação ser finalizada de acordo com as aprovações, a obtenção da Carta de Habitação é necessária. Este processo requer a realização de uma vistoria pela fiscalização, podendo ser agendada ou ocorrer sem necessidade de marcação prévia. SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
43 ABATIMENTO DE NOTAS FISCAIS PARA RECOLHIMENTO DE I.S.S. (processos físicos e digitais) Requerimento para apresentação e comprovação de recolhimento de I.S.S. para abatimento do apurado tributável de edificação concluída. SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
44 CERTIDÃO DE DENOMINAÇÃO DE VIA PÚBLICA Documento emitido pela prefeitura, com fé pública, que certifica e confirma o atual logradouro público, onde se localiza o imóvel, e os demais nomes que a mesma teve durante sua existência. SETOR DE APROVAÇÃO E LICENCIAMENTO – SPAL
45 CANCELAMENTO DE MULTAS E I.S.S. (OBRAS) Requerimento em que se solicita o cancelamento de Multas e/ou I.S.S. originadas da Fiscalização de Obras, com a exposição e fundamentação de motivos. SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
46 PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA CUMPRIR INTIMAÇÃO Requerimento em que se solicita prazo para cumprir intimação da fiscalização de obras. SETOR DE FISCALIZAÇÃO – SEFZ
47 Corte de Árvores Isoladas Emissão de Autorização Ambiental para o corte de Árvores Isoladas em via pública ou no interior da residência, atrelada a um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), para garantir o cumprimento da Compensação Ambiental. DEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL – DLA
48 Análise Ambiental para emissão de Autorizações Ambientais de Corte de Árvores e Supressão de Vegetação Nativa A Prefeitura de Bertioga dispõe do sistema APROVA DIGITAL para realizar a análise ambiental visando a emissão de Autorização Ambiental para supressão de vegetação para fins de construção. DEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL – DLA
49 CADASTRAMENTO DE EMPRESAS DE CONTROLE DE PRAGAS DE OUTROS MUNICÍPIOS Cadastramento de empresas de controle de pragas, dedetizadoras e aplicadoras de produtos saneantes domissanitários de outros municípios. DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
50 BAIXA DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Baixa de Responsabilidade Técnica para empresas da área da saúde DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
51 ASSUNÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Assunção de Responsabilidade Técnica DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
52 DEFESA DE AUTO DE INFRAÇÃO - AIF Interposição de defesa contra Auto de Infração lavrado pela vigilância sanitária DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
53 SOLICITAÇÃO DA LICENÇA SANITÁRIA INICIAL PARA EMPRESA DO RAMO DE ALIMENTOS : MEI Solicitação da licença sanitária inicial para microempresários individuais (MEI) DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
54 RECURSO CONTRA AUTO DE IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE - AIP Interposição de recurso contra Auto de Imposição de Penalidade DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
55 SOLICITAÇÃO DE DESINTERDIÇÃO DO ESTABELECIMENTO E OU EQUIPAMENTO DE INTERESSE À SAÚDE Solicitação de Desinterdição de Estabelecimento e/ou Equipamento Interditado pela Vigilância Sanitária DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
56 SOLICITAÇÃO DE LTA (LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO) Solicitação do Laudo Técnico de Avaliação DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
57 SOLICITAÇÃO DE TALONÁRIO ESPECIAL Solicitação de talonário para dispensação de medicamentos de controle especial conforme Portaria 344/98 ou o que vier a substituí-la. DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE – DVS
58 INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA PESSOA JURÍDICA - VRE/REDESIM A Inscrição Municipal para pessoa jurídica licenciada pelo VRE/REDESIM a partir de 01/06/2023 não precisa ser requerida, considerando o convênio de integração entre a Prefeitura, VRE/REDESIM e Receita Federal do Brasil, para realizar o registro e licenciamento de pessoa jurídica matriz ou filial e de empresa que estão mudando para Bertioga. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
59 ALTERAÇÃO CADASTRAL PARA PESSOA JURÍDICA - VRE/REDESIM A alteração cadastral para pessoa jurídica licenciada pelo VRE/REDESIM a partir de 01/06/2023 não precisa ser requerida, considerando o convênio de integração entre a Prefeitura, VRE/REDESIM e Receita Federal do Brasil. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
60 BAIXA DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA PESSOA JURÍDICA - VRE/REDESIM O encerramento da pessoa jurídica protocolado pelo VRE/REDESIM a partir de 01/06/2023 não precisa ser requerida junto a Prefeitura, considerando o convênio de integração entre a Prefeitura, VRE/REDESIM e Receita Federal do Brasil. (exceto quando a pessoa jurídica mude de Bertioga para outro município). SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
61 INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI A inscrição municipal para Microempreendedor Individual - MEI constituídos a partir de 01/01/2022 não precisa ser requerida, considerando o convênio entre a Prefeitura e Receita Federal do Brasil. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
62 ALTERAÇÃO CADASTRAL PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI A alteração cadastral para Microempreendedor Individual - MEI efetuada a partir de 01/01/2022 não precisa ser requerida, considerando o convênio entre a Prefeitura e Receita Federal do Brasil. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
63 BAIXA DE INSCRIÇÃO DE MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI O encerramento do Microempreendedor Individual - MEI efetuado a partir de 01/01/2022 não precisa ser requerida, considerando o convênio entre a Prefeitura e Receita Federal do Brasil. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
64 INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA PESSOA JURÍDICA Solicitação de inscrição municipal para pessoa jurídica constituída antes de 01/06/2023, exceto matriz ou filial e de pessoa jurídica que estão mudando para Bertioga. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
65 ALTERAÇÃO CADASTRAL PARA PESSOA JURÍDICA Solicitação de alteração cadastral (razão, quadro, capital, endereço e outros) para pessoa jurídica constituída antes de 01/06/2023. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
66 BAIXA DE INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA PESSOA JURÍDICA Solicitação de baixa de inscrição para pessoa jurídica constituída antes de 01/06/2023. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
67 INSCRIÇÃO PARA PROFISSIONAL AUTÔNOMO OU LIBERAL Solicitação de inscrição municipal para pessoa física qualificada como profissional autônomo ou liberal, exceto para arquiteto e engenheiro que deve ser solicitada através do sistema aprova digital. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
68 BAIXA DA INSCRIÇÃO MUNICIPAL DE PROFISSIONAL AUTÔNOMO OU LIBERAL Solicitação de baixa da inscrição municipal de pessoa física qualificada como profissional autônomo ou liberal, exceto para arquiteto e engenheiro que deve ser solicitada através do sistema aprova digital. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
69 ALVARÁ / LICENÇA ESPECIAL PROVISÓRIA - FEIRAS E EVENTOS Solicitação para instalação, localização e funcionamento de feiras e exposições de indústria, comércio, prestação de serviços e similares, com venda no varejo e por atacado. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
70 CANCELAMENTO DE NOTA FISCAL Solicitação de cancelamento de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - NFS-e por erro na indicação do tomador, do local da prestação de serviço, alíquota e/ou código de serviço, exceto valor da serviço indicado. SETOR DE RECEITAS MOBILIÁRIAS - SERM
71 DESARQUIVAMENTO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Consulta simples a processos administrativos SETOR DE PROTOCOLO E ARQUIVO - SPTA
72 CÓPIA REPROGRÁFICA DE DADOS E DOCUMENTOS QUE INTEGRAM O PROCESSO ADMINISTRATIVO Como realizar uma cópia integral ou parcial do processo SETOR DE DOCUMENTAÇÃO E SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS - SDSA
73 CADASTRO PARA PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES ESPORTIVAS Criação de ficha com o intuito de praticar alguma modalidade de esporte SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER - SL
74 ISENÇÃO DE TAXA PARA LIBERAÇÃO DE ENTRADA DE VANS, MICRO-ÔNIBUS E ÔNIBUS Processo de isenção para taxa de liberação de entrada de vans, micro-ônibus e ônibus. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
75 MATRÍCULA EM CURSOS LIVRES E PROFISSIONALIZANTES DE ARTE Procedimento para matrícula em cursos livres e profissionalizantes de arte. Fazem parte do escopo deste procedimento os cursos de: ballet, violão, violino, percussão, canto, artesanato, pintura, circo, jazz, piano e teatro. SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA - ST
76 VISITAÇÃO AO FORTE SÃO JOÃO Procedimento para realização de visita ao Forte São João. Este procedimento destina-se às visitações de grupos com mais de 10 pessoas e/ou grupos escolares e instituições. O horário de funcionamento do Forte é de Terça-Feira à Domingo das 09:00h às 18:00h. SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA - ST
77 AUTORIZAÇÃO DE USO DE FAIXA DE AREIA A permissão de uso se enquadra na categoria de autorização temporária destinada ao uso da faixa de areia nas praias e orla do município de Bertioga, voltado para a realização de eventos e ações de caráter temporário, não podendo ultrapassar o período de 90 dias. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
78 CRIAÇÃO DO CARTÃO SUS Como realizar a criação do cartão SUS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
79 AUXILIO FUNERAL Como obter o beneficio do auxlio funeral SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SD
80 DEFESA PRÉVIA DA AUTUAÇÃO Defesa prévia de autuação de multa de trânsito é o meio que o proprietário ou condutor indicado notificado por infração ao Código de Trânsito Brasileiro, tem para se defender perante a autoridade de trânsito, visando ao cancelamento autuação que poderá gerar penalidade de multa ou advertência DEPARTAMENTO DE MOBILIDADE, TRÂNSITO E TRANSPORTE – DTT
81 RECLAMAÇÕES E DENÚNCIAS NA FAIXA DE AREIA Procedimento de denúncio de uso irregular da faixa de areia, flagrante de atos ilícitos e proibidos que estejam em desacordo com as normas municipais vigentes. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
82 CADASTRAMENTO DO TRADE TURÍSTICO Procedimento de cadastramento do trade turístico DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
83 DENÚNCIA NÁUTICA E USO IRREGULAR DE RAMPAS PÚBLICAS Denúncias referentes às embarcações motorizadas, à vela ou similares, tais como motoaquáticas, wind-surf; além de mau uso de rampas públicas, entre outros. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
84 TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL Como fazer solicitar cartão de transporte escolar. O serviço de transporte escolar é oferecido aos alunos matriculados na rede municipal do PRÉ I ao 5º ano que residem a mais de 1.500 metros de distância da residência até a escola ou com distância menor quando existir em seu percurso barreira física como no caso de rodovia. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
85 PROCESSO DE EVENTOS ESPORTIVOS Procedimento para abertura de processo de eventos esportivos. SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER - SL
86 SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES PARA SUPERVISÃO ESCOLAR Atendimento às reclamações e/ou sugestões de pais ou responsáveis de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Bertioga. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
87 CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE - CNS O Cartão Nacional de Saúde - CNS, é o documento de identificação do usuário do SUS. Este registro contém as informações dos indivíduos, como: dados pessoais (nome, nome da mãe, data de nascimento, etc), contatos (telefones, endereço, e-mails) e documentos (CPF, RG, Certidões, etc). Atualmente, o número do CNS está inserido nos sistemas informatizados de saúde que demandam a identificação dos indivíduos, sejam usuários, operadores ou profissionais de saúde. Dessa forma, o CNS possibilita a criação do histórico de atendimento de cada cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do acesso às Bases de Dados dos sistemas envolvidos neste histórico, por exemplo: sistema de atenção básica, sistema hospitalar, sistema de dispensação de medicamentos, etc. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
88 VAGA NA CRECHE Como conseguir uma vaga para meu filho(a) ou entrar na lista de espera. Para colocar o seu bebê ou criança na lista de espera da creche, dirija-se ao Núcleo de Educação Infantil Municipal mais próximo da sua residência portando cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento do bebê ou criança, RG e CPF dos pais ou responsáveis e comprovante de residência. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
89 SOLICITAÇÃO DE AGENTE DE APOIO ESCOLAR Como solicitar apoio à educandos da rede municipal com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento, para higiene, alimentação, locomoção, comunicação e interação social. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
90 RECLAMAÇÕES PARA A DIVISÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL Reclamações sobre os serviços prestados aos educandos público-alvo da educação especial, desde atendimento dos profissionais até de estruturas físicas e acessibilidade. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
91 AULA DE NATAÇÃO Aulas de iniciação de natação para alunos matriculados na escola e com autorização dos pais SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
92 ALIMENTAÇÃO PARA RESTRIÇÕES E SELETIVIDADES Como solicitar alimentação adequada para as restrições e seletividades dos educandos das redes municipal e estadual de ensino. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
93 INFORMAÇÕES SOBRE VAGAS Orientação ao público sobre vagas escolares. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
94 CADASTRAMENTO DE SETORES DIVERSOS Procedimento de cadastramento de setores diversos. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
95 CADASTRAMENTO DE PRATOS E BEBIDAS TÍPICAS DO MUNICÍPIO Este cadastramento visa conhecer todos os pratos e bebidas típicas produzidos e comercializados em Bertioga. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
96 CADASTRO GERAL NO CIRCUITO LITORAL NORTE Cadastro geral no circuito litoral norte DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
97 CADASTRAMENTO DE CONDUTOR DE TURISMO / MONITOR AMBIENTAL LOCAL AUTÔNOMO Cadastro de condutor de turismo/monitor ambiental local autônomo. DEPARTAMENTO DE TURISMO – DTR
98 AUTORIZAÇÃO PARA ENTRADA DE VAN, MICRO-ÔNIBUS E ÔNIBUS NA CIDADE Procedimento para solicitação de autorização para entrada de vans, micro-ônibus e ônibus na cidade. SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA - ST
99 DEVOLUÇÃO DE TAXA DE ENTRADA NA CIDADE Procedimento para devolução de taxas ou valores pagos de forma equívocada. SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA - ST
100 SERVIÇO DE TRANSPORTE SANITÁRIO Tem objetivo de atender os pacientes do sus, residentes em Bertioga que precisem ir em procedimentos médicos terapêuticos agendados em instituições fora do município. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
101 CENTRO DE INFECTOLOGIA BERTIOGUENSE - CIBE O Centro de Infectologia Bertioguense abriga 03 (três) Programas Federais distintos, são eles: o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose e o Programa Municipal de Hanseníase. O Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais contempla dois eixos diferenciados: o da prevenção e o da assistência. No eixo da prevenção o município conta com o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, que oferece gratuitamente testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além da distribuição de insumos, como, preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e folders de orientação a população em geral. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
102 OUVIDORIA Ouvidora municipal é um canal, no qual o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos. OUVIDORIA
103 CENTRO ESPECIALIZADO EM SAUDE DA MULHER O Centro de Especialidades da Saúde da Mulher - CESM, foi implantado com o objetivo de promover uma atenção especial para as mulheres Bertioguenses, A primeira consulta somete com encaminhamento por um médico de uma unidade de saúde. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
104 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA BORACÉIA A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
105 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA GUARATUBA A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
106 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA INDAIÁ A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
107 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA MIROSAM A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
108 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA CENTRAL A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
109 UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA VICENTE DE CARVALHO II A unidade de estratégia saúde da família é composta por equipes que têm como princípio básico a busca de aproximação com as famílias da comunidade, a fim de estreitar laços e assim promover a melhoria contínua da atenção e do acesso à saúde, é uma das principais portas de entrada para o sistema de saúde. As equipes, através do conhecimento adquirido sobre o território, promovem orientações em saúde a população, realizam um conjunto de ações individuais e coletivas relacionadas à promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA – DAB
110 CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS I Atendimento multidisciplinar e suporte terapêutico a pacientes com transtornos psiquiátricos e/ou mentais graves ou severos, dando continuidade ao tratamento psiquiátrico, com a finalidade de integrar, socializar e reinserir o paciente no convívio social e familiar. Tem como objetivo trabalhar a reabilitação psicossocial do paciente mediante princípios como respeito, inclusão social e cidadania. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA – DAE
111 FARMÁCIA MUNICIPAL TEREZIA VARI Atendimento farmacêutico e dispensação de medicamentos de alto custo, de controle especial e psicotrópicos para os munícipes de Bertioga. A Farmácia atende todos os processos abertos para solicitação de medicamentos de alto custo padronizados e dispensados pela Secretaria de Estado da Saúde. Atende também as receitas controladas e de medicamentos psicotrópicos padronizados na Relação Municipal de Medicamentos – REMUME, oriundas da rede municipal de saúde. SETOR DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA – SAFA
112 UNIDADE BERTIOGUENSE DE ESPECIALIDADES MÉDICAS – UNIBEM Atendimento multidisciplinar especializado a pacientes encaminhados pelo médico clínico ou generalista das unidades básicas de saúde do município de Bertioga. A UNIBEM realiza o acompanhamento dentro da especialidade requerida até a alta ambulatorial e contra referência para a UBS/USF. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA – DAE
113 PROGRAMA REMÉDIO EM CASA O Programa Remédio em Casa consiste na entrega domiciliar de medicamentos e/ou insumos (Diabetes) padronizados na Relação Municipal de Medicamentos – REMUME, em quantidades suficientes para o período de 90 dias, para os seguintes grupos: ? Idosos (mais de 60 anos), ? Pacientes com deficiência e/ou mobilidade reduzida, ? Pacientes portadores de doenças crônicas (controladas) como Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Dislipidemia e Hipotireoidismo. SETOR DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA – SAFA
114 PROGRAMA MELHOR EM CASA É um serviço de alta complexidade que presta assistência domiciliar multiprofissional e integral a pacientes portadores de patologia crônicas e acamados, com total impossibilidade de locomoção. Foi habilitado, através da Portaria 172 – 23/01/2018-MS, com Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar – EMAD e estabelece o Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde, onde a grande população é de idosos acamados, por sequelas de doenças cardiovasculares e outras doenças decorrentes da idade. A missão do Programa é proporcionar assistência humanizada por meio de equipe multiprofissional em domicílio, com ampliação da autonomia da pessoa, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
115 AMBULATÓRIO DE FERIDAS O Serviço de Prevenção e Tratamento de Feridas Crônicas, propõe um protocolo sistematizado, no qual os beneficiários tenham um atendimento qualificado, realizado por enfermeira especialista em lesões de pele, técnicos de enfermagem, clínico geral e nutricionista, valorizando a diversidade de papéis em busca da integralidade da assistência, garantindo a adesão dos pacientes e seus familiares ao tratamento, e enfatizando que a participação destes nesse processo de cura e autocuidado torna-se essencial para a reabilitação. Os pés de pessoas com diabetes, está entre as complicações mais frequentes e devastadoras do Diabetes Mellitus (DM) e suas consequências podem ser dramáticas para a vida do indivíduo, desde feridas crônicas e infecções até amputações de membros inferiores. DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SS
116 SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS Atualmente, a rede municipal conta com cirurgiões dentistas, divididos por UBS (orientação de higiene bucal, aplicação de flúor, restauração dentária e outros procedimentos), CEO (tratamento endodôntico, periodontia, estomatologia e cirurgia oral menor) e Pronto Atendimento ( é oferecido serviço emergencial 12h, o cirurgião dentista e sua equipe atendem em regime de plantão os casos de urgência e emergência como infecção dentária, dor de dente, hemorragias gengivais após extração dentária). Temos também o Programa Saúde na escola que tem o objetivo de melhorar o conhecimento o comportamento e as atitudes de alunos e professores do sistema escolar, a fim de orientar, prevenir e controlar doenças bucais nos alunos SETOR DE ATENÇÃO ODONTOLÓGICA – SEAO
117 SERVIÇOS DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONESES O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde que tem a função de controlar doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos pelos animais, como leptospirose, doença de Chagas, leishmaniose, leptospirose, raiva entre tantas outras que podem até levar as pessoas à morte. DIVISÃO DE CONTROLE DE ZOONOZES – DIVCZ
118 SETOR DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA A Vigilância Sanitária atua na regulamentação, controle e fiscalização de práticas e atividades, com a finalidade de realizar o interesse público de proteção da saúde da população, produzindo efeitos também sobre o desenvolvimento social e econômico do país, na medida em que busca estabelecer relações éticas entre a produção e o consumo de bens e serviços. No conjunto de ações realizadas, no âmbito do SUS, com o objetivo de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde coletiva, intervindo em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de saúde e de interesse da saúde. SETOR DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – SEVS
119 CÓPIA DO PRONTUÁRIO MÉDICO O relatório médico funciona como uma espécie de resumo sobre o caso do paciente. Trata-se de um documento com validade jurídica e natureza declaratória. Ele descreve as condições de saúde do indivíduo, seus tratamentos e evolução, mas sem finalidade diagnóstica DEPARTAMENTO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA E PLANEJAMENTO – DGP
120 PROJETO BIBLIOTECA EM MOVIMENTO DA EJA A biblioteca em movimento foi inaugurada no dia 23/05/2023, sendo constituída por dois armários com rodinhas que têm livros de autores renomados, sendo aberta aos alunos da EJA e ao público em geral. As pessoas podem pegar livros, levar um documento com foto e preencher um cadastro na escola, logo em seguida recebem uma carteirinha de empréstimo. As escolas que têm EJA e são abertas ao público para empréstimo de livros são: E.M. Giusfredo Santini, E.M. Jardim Vista Linda e E.M.E.I.F. Boracéia. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
121 AULAS DE SKATE NA ESCOLA Introdução a vivência da modalidade por intermédio da ONG Social Skate. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SE
122 Regularização Fundiária Aprovação de projetos de Regularização Fundiária e Emissão da legitimação fundiária. Departamento de Habitação – DHA
123 SERVIÇOS DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONESES O atendimento veterinário no local é realizado voltado a problemas específicos de zoonoses e castração. Além disso, um forte trabalho de conscientização contra maus tratos e combate a doenças nos bichinhos que possam infectar humanos. DIVISÃO DE CONTROLE DE ZOONOZES – DIVCZ

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